Sobre Ilhabela

O município de Ilhabela é um arquipélago formado por 9 ilhas, 3 ilhotas e 2 lajes, situado no litoral norte de Estado de São Paulo, região que abriga um dos últimos remanescentes da Mata Atlântica do Brasil – Patrimônio da Humanidade.

O município de Ilhabela tem sede na ilha de São Sebastião, a maior do arquipélago e uma das maiores da costa brasileira com 336 Km2, onde se encontram inúmeras praias de águas cristalinas, montanhas cobertas pela floresta com picos acima de 1.300 metros de altitude e milhares de riachos que descem pelas encostas formando centenas de cachoeiras.

O Parque Estadual de Ilhabela, com 27.075 hectares, compreende parte da ilha de São Sebastião e demais ilhas do arquipélago, cerca de 75% da área do município, com vegetação típica da Mata Atlântica e ecossistemas associados.

A variedade de formas de vegetação cria condições para uma fauna muito rica espalhada pelos diferentes ambientes.

O Parque abriga 17 comunidades de pescadores artesãos que conservam muitas das tradições da cultura caiçara.

Este Parque faz parte do Projeto de Preservação da Mata Atlântica, que pretende assegurar às futuras gerações um dos maiores refúgios da biodiversidade do planeta, reconhecido pela UNESCO como reserva da biosfera.

Ilha de São Sebastião era desabitada quando foi descoberta pelos portugueses em 1502 e durante o século XVI passou a ser o refúgio predileto de piratas e corsários que roubavam a frota real de Portugal levando as riquezas do Brasil.

Durante a colonização Ilhabela se destacou com seus 36 engenhos produzindo açúcar e aguardente e mais tarde com suas 225 fazendas produzindo café.

O projeto Arqueológico de Ilhabela , em andamento, já resultou na identificação de 56 sítios arqueológicos, os mais antigos, Concheiros, com cerca de 2.500 anos; Abrigos sobre rochas: Aldeias indígenas e os que se referem ao testemunho da presença européia desde a colonização.

O arquipélago de Ilhabela possui um significativo patrimônio cultural e ambiental.

Merecem destaques em Ilhabela os 36 km de pequenas praias intercaladas nos 129 km de extensas encostas e as cerca de 400 cachoeiras da ilha de São Sebastião.

Nas praias, algumas cheias de vida, outras quase desertas, muitas ondas ou remansos nos diversos tons das areias. Nas de difícil acesso vivem comunidades tradicionais de pescadores.

Na deslumbrante paisagem submarina se encontram centenas de embarcações naufragadas e uma colorida fauna que são um atrativo para o mergulho.

Antigos caminhos usados pelos caiçaras levam aos quatro cantos da ilha em mágicas andanças pela floresta, embaladas pelo canto dos pássaros, a beleza das flores, o murmúrio das águas ou um banho revitalizante numa das suas cachoeiras.

A natureza de Ilhabela favorece quem gosta de aventura, são muitas as trilhas boas para o mountain-bike ou para passeio a cavalo, praias ótimas para surf, pontos para escalada e rapel, além de excelentes parcéis para pesca esportiva.

Os bons ventos, marca registrada de Ilhabela, que lhe garantiram o título de “Capital da Vela”, proporcionam importantes campeonatos da vela brasileira, a exemplo da tradicional Semana de vela de Ilhabela.

Vivendo hoje essencialmente do turismo, Ilhabela esbanja charme na sua orla urbanizada, com ciclovia e mirantes.

Possui um comércio sofisticado e completa infra-estrutura para a prática do turismo terrestre, aquático e submarino.



<< Voltar

Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela

Av. Princesa Isabel, 3039, Loja 02 - Barra Velha - Ilhabela/SP - (12) 3895-7102